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sexta-feira, 29 de novembro de 2013

SEIS FESTAS JUNINAS TERÃO R$ 1,6 MILHÃO PARA PROMOÇÃO NO EXTERIOR


A EMBRATUR divulgou o resultado da classificação das propostas apresentadas ao Chamamento Público para Apoio à Promoção Turística Internacional das Festas Juninas. Uma comissão formada por servidores escolheu, entre as 26 propostas recebidas, seis que receberão apoio financeiro para promoção no exterior,  em um total de R$ 1,6 milhão.

“O objetivo do programa é agregar um produto importante ao imaginário internacional sobre o Brasil”, explica Vicente Neto, assessor da presidência da Embratur que coordenou o programa. “O Brasil já é um país mundialmente famoso pelo Carnaval, pela Bossa Nova e por alguns elementos da nossa gastronomia. A Embratur está trabalhando para associar outros produtos a esse cardápio de lembranças do país”, explica. “Em 2014, elas irão coincidir com o período de realização da Copa do Mundo, o que contribui para que os 600 mil turistas que iremos receber nesse período conheçam os festejos de São João, diversificando a imagem sobre o Brasil no mundo”.

As Festas Juninas podem também contribuir para combater os efeitos cíclicos do turismo. “Junho é um mês tradicionalmente de baixo fluxo internacional. Se conseguirmos colocar as Festas Juninas na lista de produtos de milhares de operadores de turismo em todo o mundo, poderemos trazer mais estrangeiros nesse mês”.


Festa Junina em Campina Grande, na Paraíba (Banco de Imagens da Embratur)


Vencedores

As propostas classificadas para divulgação internacional das festas juninas vieram da região Norte de Nordeste. A Prefeitura de Boa Vista (RR) apresentou projeto para promoção internacional da Festa Junina da cidade. Já o governo do estado do Amazonas, vai promover o Festival de Parintins com o recurso da Embratur. O governo do estado do Sergipe e a Prefeitura Municipal de Bananeiras, na Paraíba, também entraram na lista de ganhadores. Com os recursos da Embratur, a Secretaria de Turismo da Bahia vai realizar um evento de promoção do São João do estado na cidade de Santiago, no Chile, e a Prefeitura de São Luís vai realizar ações de promoção em Portugal.

O próximo passo será de análise processual e ajuste do plano de trabalho visando à celebração do convênio. Isso deverá ocorrer até o dia 31 de dezembro. Serão apoiados projetos com valores entre R$ 100 mil e R$ 300 mil que vieram de entidades de turismo estaduais e municipais. As demais propostas foram desclassificadas por não atenderem os critérios do edital.

O apoio da Embratur incluirá ações de caráter turístico para desenvolver projetos dos estados como, produção de material promocional, campanhas publicitárias e realização de eventos no exterior. As ações devem ser efetuadas nos países prioritários para a estratégia e promoção da Embratur. São eles: Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Canadá, México, Peru, Venezuela, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.

Promoção das Festas Juninas

A política promocional das Festas Juninas começou a ser lançada em abril, a partir de uma reunião, puxada pela Embratur, com o Ministério da Cultura e secretarias estaduais e municipais de Cultura e Turismo. Em junho, mês da Copa das Confederações, já foram realizadas press trips destacando as Festas Juninas. O objetivo foi estimular reportagens sobre os festejos com o objetivo de colocá-las no roteiro de visitas do turista que virá para a Copa do Mundo em 2014.

A Embratur também tem levado grupos para apresentação no exterior. Foi o caso do maranhense Boi de Morros, que se apresentou em Roma, em plena Piazza Navona. Na ocasião, a Embratur serviu ao público presente um cardápio com pratos típicos do período, como pé de moleque, cocada, bolo de fubá, arroz de carreteiro, entre outros.  O grupo Cafundó do Brejo, de Palmas (TO) também se apresentou no Goal to Brasil Colômbia, em setembro.


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